sábado, 14 de julho de 2012

Alimento Vivo - receitas com sementes germinadas

Gergelim germinado

Gergelim gergelim
NOME: GERGELIM (Sesamum arientale L).
(Inglês: sesame )    
FAMILIA:Padaliáceas
ORIGEM: Amplamente cultivado nos países do Oriente Médio e na Índia de onde é originário, porém atualmente a sua cultura estende-se a outras regiões tropicais e subtropicais da América, da África e dos países mediterrâneos.
HISTÓRIA: É uma das plantas mais antigas, cultivadas há 5500 anos. Na mitologia hindu é o símbolo da imortalidade e entre os Assírius,  os deuses através do gergelim,obtinham a força para a criação do mundo! Nos contos árabes das 1001noites a porta mágica se abre com “Abre-te sésamo!”. Estas associações remetem à força e também a alegria da semente. Um dos nomes que recebe na       Espanha é exatamente Alegria! A planta é linda! Atingem até 2 m de altura,folhas grandes e largas. Das flores nascem os frutos sob a forma de cápsulas onde ficam guardadas as sementes em cor castanha, embora também existam brancas, vermelhas ou pretas, segundo as variedades.
CURIOSIDADES: Dizem que a planta espanta formigas se forem plantadas próximo as hortas devido ao paladar amargo de suas folhas. Ainda não testei! São conhecidas como condimento e alimento requintado e energético. O óleo de gergelim não estraga, não fica rançoso e consegue estabilizar outros óleos, por isso são de alto valor comercial.
COMPRAS: No comércio existem 3 tipos: gergelim natural,preto e branco descascado. Esta última não germina mais porque foi aquecida durante o processo de descascar. Escolha as duas       primeiras.
  Gergelim Preto
GERMINAÇÃO: A germinação das sementes no ar é fácil e, nos meses quentes, crescem em menos de 24 horas. Dias muito frios em 48horas.O momento para consumo é imediatamente ao crescimento do narizinho (foto), pois se passar deste ponto ficam muito amargas!
DICAS DE PREPARO:
As receitas são sempre deliciosas sejam acompanhando saladas ou frutas!
LEITE DE GERGELIM COM LIMÃO E MANGA
1 xícara de gergelim germinado
1 manga grande picada
1 limão com casca e sem sementes
1 copo de água.
No liquidificador processe até formar uma bebida fina.Delicioooso!
Amendoim germinado


Amendoim germinado
NOME:AMENDOIM (Arachis Hypogea L.)
 (Inglês: peanut, groundnut ou monkey-nut)     
FAMILIA: Fabaceae
ORIGEM:Originária da América do Sul e simultaneamente da Costa do Ouro (África)
HISTÓRIA: O amendoim foi uma planta domesticada em tempos pré-históricos no Peru (5600 aC). A difusão do amendoim iniciou-se pelos indígenas para as diversas regiões da América Latina, América Central e México.No século XVIII  foi introduzido na Europa e no século XIX difundiu-se para as Filipinas, China, Japão e Índia. Vem sendo cultivado pelos índios como alimento e também pelas propriedades medicinais. Além do consumo "in natura", as sementes também podem ser utilizadas para extração do óleo e em produtos medicinais. Por esta razão a tecnociência vem       fazendo muitas adaptações genéticas para produção de sementes com maior teor de óleo e, portanto, de maior interesse econômico. Mais uma vez temos uma semente sem a “informação” original.... As variedades cultivadas ainda hoje são: Tatu branco, Tatu vermelho, IAC Oirã e IAC Tupã.
O Brasil planta amendoim para consumo interno e possui várias espécies exóticas e originais, mantidas por famílias no interior do país que guardam as sementes.
CURIOSIDADES: As flores depois de polinizadas geram um fruto, que é uma vagem cilíndrica onde estão as sementes. As flores nascem bem próximas do solo e as vagens crescendo, se enterram       (crescem forçando para baixo) para  que as sementes atinjam sua maturidade sob a terra. Esta é uma característica muito interessante, pois se trata de uma raridade entre as plantas.
Há alguns anos foi divulgada em larga escala a contaminação do amendoim pela Aflatoxina, sintetizada pelo fungo Aspergillus Flavus. Desde então a população tem receios no consumo desta semente. Curioso observar que as reações alérgicas aconteceram mais entre os americanos do que na China ou na Índia, onde o consumo é alto. Uma larga investigação vem sendo feita e existem várias hipóteses levantadas (novas “cultivares”, semente torrada ou cozida, associação com outros alimentos), mas novamente, a pesquisa sobre alimentos não é conclusiva e nem pode gerar informações definitivas!
Os especialistas, no entanto, controlam a qualidade através do manuseio e da secagem do amendoim e essas medidas já vêm sendo adotadas na produção.
Na Alimentação Viva, a semente consumida germinada, apresenta o sistema imunológico fortalecido pela própria explosão do crescimento e assim ela elimina os fungos.
COMPRAS: Observe a saúde das sementes e escolha as mais frescas, inteiras, com alto índice de germinação, coloração adequada e cheiro agradável. Esses devem ser nossos critérios ao comprar no comércio. Semente sadia germinação sadia! Nos mercados encontramos as sementes embaladas do tipo 1 e tipo 2, sendo as primeiras as mais selecionadas e melhor para germinação.  Como a semente é plantada duas vezes ao ano, conseguimos encontrar no comércio as sementes relativamente frescas o ano todo.
GERMINAÇÃO: A germinação doméstica no ar é muito fácil! Em 24h estão prontos para consumo. No verão até menos! As receitas são todas deliciosas e de fácil preparo. Podemos consumir com a pele, mas recomendamos que sejam retiradas porque podemos fazer uma melhor observação da germinação e retirar as que estão em decomposição.
DICAS DE PREPARO: O amendoim não tem erro!Tudo fica bom!
AMENDOIM COM CÚRCUMA
1 xícara de Amendoim germinado sem pele.
Pouco sal marinho e gotas de limão.
Cúrcuma (açafrão brasileiro) na quantidade suficiente para deixar o amendoim amarelo.
Coloque no processador e triture levemente.
Acrescente orégano, cebolete picada ou aneto.
(Obs.: essa receita lembra a aparência de uma omelete!)

Brotos de Alfafa

Brotos de Alfafa
NOME: ALFAFA : (Medicago sativa       L.)
 (Inglês:Lucerne ou Alfafa)          
FAMILIA: Leguminosae – Papilonoideae
ORIGEM: Originária da Rússia, ao chegar aos países árabes ficou conhecida entre os criadores de cavalos, porque os animais ganhavam vitalidade em contato com a planta.
HISTÓRIA: Vem sendo cultivada há 2500 anos, chegou a Europa       através da Espanha. Por ser extremamente resistente ao frio e pela criação de espécies híbridas, pode ser cultivada em todos os climas e em quase todas as regiões agrícolas do planeta. Considerada a "rainha das       forrageiras" por seu elevado valor nutritivo (quatro vezes mais proteínas do que o milho), vem sendo plantada principalmente para a produção de feno. A planta vive em torno de 6 a 8 anos e se tornou conhecida como alimento humano muito tempo depois de ser cultivado para animais. Hoje é um dos brotos mais conhecidos, apreciados e estudados, especialmente       valorizado pela sua capacidade de reter a clorofila!
CURIOSIDADES:Na língua inglesa, francesa, alemã, italiana e mesmo no português a Alfafa       é chamada de Luzerna (Lucerne) que significa “Grande luz ou Clarão”! No árabe é chamada de “Alfacha-facha” de onde se origina o nome Alfafa.
Os brotos de Alfafa, assim como todos os outros brotos nos convidam para um alinhamento entre o céu e a terra. As forças do céu chamam o caule e folhas e as da terra chamam as raízes! Sempre penso nisso quando como os brotos pois eles podem também nos auxiliar nesse alinhamento!!!
COMPRAS: As sementes que adquirimos para germinação caseira geralmente são importadas da Austrália. Algumas casas especializadas em sementes vendem, mas o mais certo é adquirir direto com o importador.
GERMINAÇÃO: Importante observar que estas minúsculas sementes (menor que a da mostarda) são especialmente indicadas para a produção de brotos. Evita-se o consumo como sementes germinadas por ter alto teor de substancias tóxicas (antinutrientes) no inicio de seu processo de crescimento.
Podem ser cultivados no ar ou na terra.
Colocam-se poucas sementes num vidro (1 colher de sopa em um vidro de 1 quilo), para que tenham espaço para crescer , ficar arejada , facilitar a limpeza e lavagem. Precisam de muita água para o crescimento.Não podem ser “esquecidas” senão as pequenas raízes secam com facilidade!Ideal lavar de 2 a 4 vezes ao dia, com jatos de água suave! Ficam prontas para consumo entre 4 e 5 dias, numa temperatura amena. Por isso, no verão,é difícil de cultivar no Rio de Janeiro.
DICAS DE PREPARO: Os brotos de Alfafa são de paladar muito suave e por isso é de fácil       aceitação ótimo para a transição alimentar e para crianças.
Salada com brotos
1 xícara de brotos de Alfafa (previamente lavados e retirados as casquinhas)
½ abacate cortado em cubos
1 tomate
8 folhas de alface (ou rúcula) rasgadas
Pimenta fresca a gosto
Shoyu, limão, azeite

Cevadinha

Cevadinha
NOME: CEVADINHA (Hordeum vulgare L.)
(Inglês: Barley)    
FAMILIA: Poaceae
ORIGEM: A primeira cevada apareceu no período Paleolítico e a domesticação, também precoce, no Neolítico, na Síria.
HISTÓRIA: A cevada domesticada é descendente da forma original selvagem (Hordeum spontaneum) Junto com o trigo, foi um dos primeiros grãos domesticados. Foi semente símbolo do antigo Egito. De acordo com a bíblia,a cevada foi um dos "sete grãos que fertilizaram a Terra prometida de Cannaã".
CURIOSIDADES: De todas as gramas (brotos), a cevada é provavelmente a mais estudada, especialmente no Japão. Pesquisadores examinaram mais de 150 diferentes variedades durante um período de 13 anos.
COMPRAS: Quando ainda mantém a casca, é considerada grão integral, porém
no Brasil não encontramos a cevada integral no comércio de alimentos, restando a cevada perolada ou cevadinha, que é descascada e sem o germe.
GERMINAÇÃO: Quando encontramos o grão integral, a germinação no Ar é como a do trigo ou centeio. Em 24 a 36 h estão prontas para o consumo.Podem ser cultivadas também na terra como grama para suco.
Já a cevadinha descascada, nós "convidamos" a semente para a germinação colocando dentro de água por 12 a 24horas apenas. Esperamos que os comerciantes, sensibilizados pelos adeptos da alimentação viva, sejam despertados também e disponibilizem as sementes integrais para nós!
DICAS DE PREPARO:
As receitas são muito boas, devido a consistência da cevadinha. Porém sempre adicionamos outra semente "viva" para animar a preparação!
SOPA CREME DE CEVADINHA
1 xícara de cevadinha germinada
¼ cebola pequena
1 colher de sopa de missô
Gengibre, alecrim a gosto
1 tomate picado e 1 xícara de couve flor picadinha.
Processe os ingredientes até formar um creme.
Amorne se quiser.
Quinoa germinada

NOME: QUINOA (Chenopodium quinoa)
Inglês: Quinoa    
FAMILIA: Amaranthaceae
ORIGEM: A Quinoa ou Quinua é originária da região dos Andes, conhecida       também como o "trigo dos incas". Vem sendo cultivada há oito mil anos, principalmente no Peru e na Bolívia, numa altitude de mais de 3.500 metros.
HISTÓRIA: O nome "quinua" é de origem quéchua, o idioma falado pelos antigos incas que significa "Grano Madre" ou "Grano de Oro" onde era considerada uma planta sagrada. Essa semente pequena foi considerada pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), um vegetal completo, por apresentar um "balanço nutricional" adequado ao humano. Tão propagandeada que a NASA a selecionou para integrar a dieta dos astronautas em vôos de longa distância. Talvez os incas soubessem disso e a veneravam como símbolo religioso!
Quando os espanhóis chegaram à região andina, introduziram a cultura da cevada e isso provocou o declínio da produção de quinua, acarretando influencias na cultura local. Com toda essa propaganda, a Bolívia, maior produtora e exportadora do cereal ampliaram o cultivo para atender às exigências do mercado e o governo hoje apóia os 20.000 pequenos produtores através da Associação Nacional de Produtores de Quinua.
CURIOSIDADES: A quinua real que conhecemos no comércio é só uma das duas mil variedades. Continua sendo uma planta de cultivo basicamente artesanal, portanto aplicável à agricultura orgânica e às hortas familiares. A cultura da quinua é considerada mais do que uma atividade agrícola, mas também um estilo de vida, uma mistura de técnicas e tradições do passado pré-colombiano, que ainda vive entre os camponeses andinos e tem por base uma produção ecologicamente correta.
Segundo a reportagem de Eduardo Spohr, a patente da quinua é um exemplo típico de biopirataria, segundo o diretor executivo da Fundação Internacional do Avanço Rural (RAFI), uma ONG Canadense, que se levanta em favor dos camponeses. Ao registrar a patente, os americanos se apropriaram do conhecimento e dos recursos genéticos que pertencem aos povos indígenas dos Andes.Agora possuem o direito de proibir as importações de quinua para os Estados Unidos, se essas plantas forem produzidas segundo a sua tecnologia patenteada. Indignados, os agricultores bolivianos alegam que a atitude ameaça a segurança alimentar dos povos andinos e constitui uma violação aos direitos humanos.
COMPRAS: De grande resistência, a planta pode crescer em zonas áridas e só é colhida uma vez por ano, por isso tem preço alto no mercado. Com o exemplo da biopirataria, mais uma vez podemos verificar a importância da escolha de alimentos influenciando políticas, além da saúde e ambiente.Comprar quinua beneficia a quem? Nosso mercado oferece a semente branca, vermelha e preta. Atenção para comprar as sementes inteiras e não as farinhas!
GERMINAÇÃO: Muito rápidas, germinam em 4 horas dentro de água! Porém ficam macias entre 8 e 12 h no Ar.      
DICAS DE PREPARO:
Melhor consumir trituradas, segundo o Instituto Ann       Wigmore.
Maionese de Quinua Germinada
1 xícara de quinua germinada
1abacate
1 pimentão vermelho
1 cenoura
Sal marinho, limão,alho,pimenta dedo-de-moça,
cebola roxa, salsa e cebolinha
Processar no liquidificador abacate, suco do limão, sal, alho, pimenta e a quinua com pouca água.
Acrescentar cenoura ralada, cebola, pimentão, salsa ,cebolinha picados.
Acompanha salada verde.
Soja só deve ser consumida germinada e fermentada

NOME: SOJA (Glycine max) (Só fermentada!!!!!)
(Inglês: soya bean)           
FAMILIA: Fabaceae
ORIGEM: Originária da China, hoje a semente cultivada no planeta é muito diferente daquela que lhe deu origem, uma espécie de planta rasteira que se desenvolvia na costa. Modificou-se com o cruzamento natural entre duas espécies selvagem que depois foram       domesticadas e melhoradas por cientistas da antiga China.
HISTÓRIA:A soja foi domesticada entre os séculos 17 e 11 aC. Posteriormente foi introduzida no Japão, Indonésia, Filipinas, Vietnam, Tailândia, Malásia,Nepal e Índia. Em 2853 aC, o imperador Sheng-Nung da China classificou-a como sagrada junto com outras plantas: Soja, Arroz, Trigo, Cevada  e Painço.
Foi considerada sagrada pelo seu uso como alimento e também pela qualidade de recuperação do solo (fixação de nitrogênio). Na época da semeadura e da colheita faziam cerimoniais ritualísticas. Foi introduzida na Europa no inicio dos anos de 1700 e nos EUA em 1765. Até 1910 esta semente era importante para consumo humano somente nos países asiáticos.Depois que foi considerada um “produto industrial” entrou na alimentação ocidental. Nunca comemos soja antes!!!
Foi os EUA que iniciou a exploração comercial da semente para alimentação humana e divulgou seu cultivo. A soja chegou ao Brasil como cultura forrageira para consumo de animais. Depois de 1941, a área cultivada para sementes superou a cultivada para forragem. Ambientalistas do Greenpeace e do WWF vem apontando como o principal cultivo responsável pelo desmatamento da Amazônia no Brasil e que a desertificação do Cerrado é resultado também da produção de soja em alta escala.
CURIOSIDADES: Sementes de vários tamanhos e cores: preta,marrom, azul,amarela e bege, a soja é um exemplo de uma cultura de mídia! Apesar do conhecimento milenar sobre seu consumo somente sob a forma fermentada, a indústria da soja ignorou esse conhecimento produzindo estudos que sabemos limitados pela própria metodologia, introduzindo a “grande descoberta da soja” como uma panacéia!No oriente a soja é utilizada especialmente para a produção do molho de soja (shoyu), tempeh (pasta fermentada, semelhante ao tofu), natto (sementes inteiras fermentadas) e missô. Os orientais nos ensinaram que o processo da fermentação ou germinação da semente, reduz a quantidade de substâncias qualificadas como tóxicas e outras de difícil digestão, presentes na semente in natura, que são quebradas durante esses processos.
A soja é uma das chamadas "biotech food", sementes que foram geneticamente modificadas em 1995 pela Monsanto que, finalmente dominou o mercado produtor. A soja do tipo "Roundup Ready" (RR), transgênica, tem em sua composição genética parte do gene de uma bactéria.
Em 2006 89% da soja cultivada para o comércio nos EUA foram geneticamente modificadas. No Brasil acredita-se que a proporção seja a mesma.
Na Alimentação Viva a SOJA FERMENTADA, como orientam os orientais, é de fácil digestão!
Por isso costumamos dizer que comer soja é a pós graduação na alimentação viva. É preciso saber preparar bem o Rejuvelac(*)  (lactobacilos vivos) para depois fermentá-la. (Busque em receitas básicas).
COMPRAS: Não é fácil encontrar sementes novas com germinação 100%. Procurem as casas de  produtos naturais ou especializadas de maior saída. Em alguns supermercados conseguimos comprá-las também. É relativamente frequente encontrar as orgânicas que são cultivadas no Brasil. Façam o teste da germinação antes de comprar grandes quantidades.
GERMINAÇÃO:Germinam muito fácil e rápido no Ar!
DICAS DE PREPARO:
Tofu Vivo
1ª fase: germinação de 2 xícaras de sementes de soja.
2ª fase:Descasque e processe com 2 copos de Rejuvelac (veja como fazer nas receitas básicas no site). Coloque num coador de voal e deixe suspenso pelo elástico com uma vasilha embaixo para receber o excesso do Rejuvelac entre 16 e 24h.
3ª fase: Retirar a massa fermentada com delicadeza pois estará numa consistência de musse, aerada. Tempere com ervas aromáticas variadas, pouco sal e gotas de limão.
Acompanhe com pão dos essênios e salada, por exemplo!
Uma delícia!
(*) Rejuvelac
FERMENTAÇÃO DE SEMENTES GERMINADAS
a-REJUVELAC
1ª parte: Germinar 1 copo de trigo      
2ª parte: No 2o dia de germinação (semente com o narizinho pra fora),adicionar 2 copos de água pura (usar mineral sem gás) e cobrir com um lenço de voal.
3ª parte: Deixar descansar por 3 dias num lugar limpo,sombreado e sem mexer. Melhor lugar é no centro das 4 bocas do fogão, local mais estéril da cozinha.
4ª parte: No 3º dia, escorra o líquido esbranquiçado fermentado, num coador de voal e dilua em 1 litro de água.Pode ser bebido concentrado se desejar.
5ª parte: Beba ou faça receitas com o líquido (Rejuvelac) durante o dia, na quantidade que desejar.
6ª parte: Coloque novamente 2 copos de água na semente de trigo que sobrou.Beba no dia seguinte o líquido e, novamente, reponha a água, para um terceiro dia de Rejuvelac.
7ª parte: Após o 3a  dia de reposição de água, termine o processo.
As sementes no final podem ser utilizadas para receitas de tortas, pães, sucos etc.
b-PASTAS FERMENTADAS
INGREDIENTES:
1 copo de sementes de girassol descascado germinado (variações: amendoim,amêndoas, nozes, gergelim, grão de bico ou soja) e 1copo de Rejuvelac concentrado.
PREPARO:
Descasque as sementes e processe-as no liquidificador até formar um creme homogêneo. Coloque num coador de voal, pendure num local arejado e sem sol e deixe fermentar por 12 a 24h (menos  tempo no verão e mais no inverno).
Receitas salgadas: após esse período, tempere com ervas variadas, sal e gotas de limão, ou faça molhos de saladas verdes com o yogurt.
Receitas doces: o líquido que escorreu do coador pendurado é o nosso yogurt, que acompanha receitas de frutas. A própria pasta também pode acompanhar saladas de frutas com um pouco de       mel.
Trigo germinado
NOME: TRIGO COMUM (Triticum ssp.)
(Inglês: Wheat)          
FAMILIA: Poaceae
ORIGEM: A semente de Trigo é originária da antiga Mesopotâmia. Seu cultivo é originário da Síria, Jordânia, Turquia e Iraque.
HISTÓRIA: Há cerca de 8.000 anos atrás ocorreu uma mutação       ou hibridização natural, resultando em uma planta com sementes grandes, que não podiam mais espalhar-se pelo vento. Supõe-se com isso que esta planta não sobreviveria como silvestre mas poderia produzir mais comida para os humanos e assim tornou-se o ancestral do atual trigo moderno.Hoje  são cultivadas algumas espécies: Trigo Comum - (T. aestivum) que é a mais cultivada  e o Durum - (T. turgidum var. durum) largamente utilizada noa dias atuais, Kamut - (T. turgidum var.  polonicum)ainda cultivada e especialmente apreciada nos paises do Oriente       médio, tem um grão maior que os outros. Einkorn - (T. monococcum) raramente cultivada Emmer - (T. turgidum var. dicoccum) ainda cultivada em pequenos agricultores Spelt - (T. spelta), que encontramos ocasionalmente no comércio. Sementes de cultivo orgânico vem sendo produzidas no Rio Grande do Sul.
CURIOSIDADES: Grupos espalhados pelo mundo se empenham no cultivo das sementes “crioulas” que conservam a informação das culturas mais antigas. Nossos votos de que se espalhem e que cheguem ao comércio onde poderemos ter acesso!!!!!
COMPRAS:Nas lojas de produtos naturais ou em supermercados, verifique ao comprar a data da       embalagem para que tenha acesso a sementes mais frescas e com melhor índice de germinação.
GERMINAÇÃO: A semente é muito fácil de germinar no AR! Em 24h já está com o narizinho para fora e pronta para comer.
Podem também ser cultivadas como brotos de terra (grama de trigo) para o Suco de Clorofila!
DICAS DE PREPARO: Gostosas inteiras em molho, semi-trituradas em tabules e processadas em massas de pães, quiche, pastéis e muito mais!
PURÊ DE ABÓBORA COM TRIGO GERMINADO
1 xícara de trigo
2 xícaras de abóbora processada em creme (processador com pouquíssima água)
1/2 Alho amassado e salsa picadinha
Missô a gosto, limão e azeite (colocar depois de amornado).
Amorne com as mãos dentro da panela e coloque por cima o molho:
Cebola em rodelas, tomate e coentro picados. Gotas de limão e azeite.

Nenhum comentário: